26 de abr. de 2011

Posso ter medinho?

"Eu vou fazer essa viagem no fim do ano que inclui um desses cursos de férias que a gente costuma inventar para justificar o valor do translado. Geralmente, faz isso quem tem as despesas pagas por outrem, mas, como boa católica, me culpo por gastar meu próprio dinheiro.

Por causa da viagem, tenho ido algumas vezes até a agência de intercâmbio emitir boletos, pagar coisas e talz e sempre tenho vontade de abraçar quem quer que me atenda por causa dessa cara que todos eles, atendentes da empresa, têm de pessoa que tinha um futuro brilhante. Pessoa cujos paisinvestiram – e que teve pais que usam esse tipo de termo, sabe? Investir em escola boa, fazer poupança pra estudos no exterior. Pais que não foram levando, como a maioria dos pais. Pessoa que fala quatro idiomas, que morou em três continentes, que mamãe espalhou pras migues que aos 24 estaria trampando no Rio Branco, mas, né, vieram os 28 e nêgo tá vendendo pacote de viagem para outros jovens brilhantes e morando na casa dos pais depois de tantas temporadas deliciosas fora do país e da casa dos pais, mas completamente dentro do orçamento dos pais.

Gente maldosa e com inveja atrasada pode acusá-los de serem filhinhos de papai, mas não são, tadinhos, não são mesmo. Pra filho de rico não existe plano errado. Se tudo der errado, ele abre aquele bar na Vilaboim ou monta uma empresa prestadora de um serviço muito, muito novo que só outros três filhos de ricos prestam no Brasil.

A. pode ironizar o quanto quiser, mas classe média sofre mesmo. Essa é a única classe que não tem nenhuma garantia de que vai conseguir posicionar seus filhos no mesmo lugar em que os pais se encontram. Os ricos – a menos que sofram de burrice ou azar extremos – têm essa garantia. Não que seja uma dádiva, mas os pobres também têm essa garantia. Gosto daquele livro, “Bubos no Paraíso”, que fala como todas as outras classes sempre tiveram essa garantia. Pense em todo o nosso amor pelos perdedores e pense se isso pode ocorrer em outras classes. Não pode. Só pode perder quem já teve… Mas não o suficiente pra continuar tendo. E é por isso que a classe média é sempre tão abraçável, esteja ela usando seus quatro idiomas para te vender um bilhete aéreo ou acelerando no sinal vermelho"

Juliana Cunha


Encontrei aqui.

2 comentários:

Surfandonabaguete disse...

Nõa tenha medo.... você esta no up, não soh o curso de três meses, mas de três anos! Clase Média plus!

Carol disse...

aai, deprimi.