10 de mar. de 2012

Thin... places, not thinspo this time!

Yellow.

Não é post de verdade, é só uma observação. Eu ando com vontade de viajar, né? Porque já tem um tempinho que eu não viajo e eu também andei pensando muito em outros lugares por causa do concurso, que está perto. Aí, por acaso, saiu esse artigo aqui sobre thin places e eu fiquei me perguntando se eu já tive alguma experiência assim.

O conceito é bem vago e absolutamente relativo, o que dificulta saber se eu já estive, de fato, em um lugar assim. Normalmente, eu fico embasbacada com coisas bonitas, especialmente com paisagens. Das grandes viagens que eu fiz, eu me lembro de ficar encantada com alguns lugares na Nova Zelândia, lógico, porque a combinação de paisagens maravilhosas com pouca gente é bastante mística para mim.

O Chile também é bastante impressionante, especialmente Peulla, que tem só dois hotéis no meio de lagos e montanhas e onde a população se resume aos funcionários desses dois lugares. É completamente isolado, as cores são invernais, não tem quase nada de luz artificial e a água fica refletindo a paisagem o tempo todo.

Na Europa, o místico já é outro. Dá a impressão que aquilo ali até poderia ser místico, se 981427891498164971923148 pessoas não tivessem fotografado e colocado em guias/revistas/blogs/diários/filmes/seriados/qualquer outro tipo de mídia antes. Isso tira um pouquinho da graça, porque os lugares são habitados demais e há muito tempo. Apesar disso, alguns lugares conseguem superar todos esses desafios. 

Eu acho que, por grande ironia da vida, o lugar perto do rio, em Poitiers, tinha alguma coisa de especial, embora eu não possa dizer que era divino - longe disso. Eu acho a cidade bastante assustadora, mas bastante peculiar. Muitos becos, coisas medievais por toda parte, escuridão e verde. Eu chutaria que está mais perto de ser demoníaca do que de ser divina. Uncanny deve ser a palavra que eu estou procurando, acho que mais between hell and earth do que a descrição que o cara dá no artigo, de modo que eu não sei se conta.

Outro lugar que talvez tenha essa faceta mística é Londres, mas pode ser que eu esteja confundindo história de terror com místico - uma vez wicca, sabe como é .. Apesar disso, é uma cidade que tem uns parques ou praças meio escondidos, e são lugares que prometem alguma coisa, embora eu nunca tenha sabido o quê.

Finalmente, só porque ele menciona livrarias, eu não posso deixar de mencionar a Shakespeare & Co, né? Aquela estrutura cheia de estantes de madeira cobertas de livros, coisas escritas nas paredes, movimento mas com "intenção"? Enfim, é uma combinação única. 

Aí, falando em intenções, eu penso em igrejas, é claro. Por algum motivo, elas me parecem bem mais estéreis do que deveriam ser, considerando que são lugares para se conversar melhor com Deus. Com tantas intenções e preces, era de se esperar que fossem todas "mágicas", mas, na verdade, poucas me passaram essa impressão. Eu me lembro de uma que visitei em Roma com o André - Chiesa del Gesú. O teto é pintado com uma técnica meio ilusão de óptica e tem uma passeio por uma parte alta dela, de onde dá pra ver melhor os afrescos, que são muito impressionantes. Porque são coisas do céu e do inferno (com minúsculas é desrespeito?) e porque as imagens são fortes, dá a impressão de coisa proibida.

Outro lugar sinistro, foi o Palazzo Vechio, em Florença. Eu me lembro de ver essas imagens aqui e ficar inquieta com esses desenhos, porque eu fiquei imaginando quem fez isso e, mais importante, de onde a pessoa tirou essa idéia (sim, eu ainda escrevo com acentos). Eu fiquei me perguntando se, caso esse fosse o meu quarto, eu conseguiria dormir ali. Quando as pessoas param de esbarrar em você por 5 minutos, dá pra sentir uma vibe, again, não sei do quê. Algumas outras igrejas passaram a impressão de estarem mais "carregadas"(?ou é muito umbanda?) do que outras, mas, novamente, tudo impressão minha.



Certamente, eu estou me esquecendo de dezenas de lugares mágicos, mas, pelo menos agora, é desses que eu consigo me lembrar. 

Mas, tudo isso, só pra dizer: alguém já teve essa experiência? Onde? Será que eu cheguei naquele ponto em que não consigo reconhecer a magia da vida nem se ela dançar rebolation completamente despida para mim?

Xoxo

OBS: Eu tenho uma foto fofinha que entrará aqui assim que eu voltar para sp e pegar meu cabo.






2 comentários:

Camis disse...

Essa igreja de roma é aquela que tem um espelho inclinado na entrada pra ver melhor o teto?

to pensando nos lugares mágicos, retorno em breve com respostas, ou não

Gordelicieuse disse...

Tô esperando a resposta...